fbpx

Notícias

Real digital: conheça o DREX

11 novembro 2024

Você já ouviu falar do DREX, a nova moeda digital brasileira? O Banco Central está na fase final de testes para lançar, entre o final de 2024 e o início de 2025, essa versão virtual do dinheiro brasileiro.

O DREX é o mesmo que PIX ou criptomoeda?

A resposta é não! Caio Vinícius Carvalho de Oliveira, sócio na área Digital, explica que o PIX é apenas um meio de pagamento, e as criptomoedas, apesar de digitais, não possuem um controle centralizado. Já o DREX representa a moeda eletrônica oficial do Brasil, com o mesmo valor do real; ou seja, 1 DREX equivale a R$ 1,00.

Como funcionará a nova moeda?

A nova moeda será movimentada digitalmente por meio da plataforma do Banco Central, que garantirá a mesma segurança e validação do real. Essa nova proposta financeira visa facilitar transações de diversos ativos e até mesmo benefícios sociais, como o Bolsa Família e o seguro-desemprego, explica o advogado Carvalho.

Quais são os impactos jurídicos do DREX?

O DREX pode substituir algumas funções dos cartórios, permitindo a validação de operações e o registro direto de transações. Além disso, Caio diz que

a nova moeda integrará contratos inteligentes, automatizando a execução de acordos e a liberação de transações financeiras assim que assinados. O Governo também terá mais controle sobre as contas de pessoas e de empresas, o que pode facilitar o bloqueio e o gerenciamento de ativos.

Na área tributária, a moeda eletrônica aumentará a rastreabilidade das transações e otimizará a fiscalização de impostos, visto que sua carteira estará conectada diretamente ao Banco Central.

Ficou com alguma dúvida de como a nova moeda digital pode impactar a sua empresa? Entre em contato com nosso time de especialistas: atendimento@cotm.com.br

Categoria

Compartilhe